Diocese de Novo Hamburgo

DIOCESE DE NOVO HAMBURGO NA JMJ PANAMÁ 2019

- Equipe LinhaD

A XXXII Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ocorreu entre os dias 22 e 27 de janeiro, no Panamá (América Central). Inspirado pelo evangelho de Lucas 1,38 o lema que guiou todos os peregrinos a esta grande festa da juventude católica fez reverência à Mãe Maria, Rainha da Paz: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra!”

Entre os milhares de peregrinos, a comitiva diocesana de aproximadamente 30 jovens vivenciou a experiência da JMJ Panamá.

 

Com os corações abertos à ação divina, os jovens participaram das catequeses, missa de abertura, vigília e a missa de envio.

Em sua homilia, no dia 27/02 o Papa Francisco enfatizou o amor e a misericórdia de Jesus Cristo para com os corações da humanidade: “Ele quer ser o nosso tesouro, porque Jesus não é um «entretanto» na vida nem uma moda passageira: é amor de doação que convida a doar-se”.

Neste espírito e movimento de doação, a jovem Luma, de 17 anos, paroquiana de Sapiranga, participou da JMJ como voluntária: “Minha experiência na JMJ foi de amadurecimento e crescimento, principalmente espiritual. Ser voluntária me fez aprender a confiar e a me doar por inteiro para Deus. Foi incrível estar perto de tantos jovens que tinham o desejo de buscar a Deus, tantos jovens com a alegria no olhar só por estar ali. Tive a oportunidade de fazer amizades com pessoas de diversos países, amizade que levarei em meu coração para todo sempre e que espero ver na próxima JMJ se Deus quiser. Nos vemos em Portugal!”

 

 

A primeira Jornada Mundial da Juventude começou em Roma em 1985, tendo suas próximas edições em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha); Rio de Janeiro (Brasil), em 2013; Cracóvia (Polónia), em 2016; e Cidade do Panamá, em 2019. Lisboa sediará a próxima Jornada em 2022.