Diocese de Novo Hamburgo

Paróquia da Scharlau: Seis décadas de Evangelização

- PADRE FÁBIO LUÍS GALLE/PASCOM DA DIOCESE DE NH

Celebrar 60 anos de evangelização é dom, graça e serviço à Deus. Esse é o sentimento que está estampado  nos corações de todos os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Bairro Scharlau de São Leopoldo. No dia 23 de janeiro de 2019, a Paróquia celebrará seis décadas de evangelização. A Santa Missa será celebrada às 19h, na Igreja Matriz. O Celebrante será o Padre Igor Heidrich da Silveira que na oportunidade celebrará os seus 10 anos de ministério sacerdotal. Estarão presentes na cerimônia o Bispo Diocesano Dom Zeno Hastenteufel, o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Éverson Lino Rodrigues e o Padre Enrique Lysyk Minuzo.

De acordo com o pároco, padre Éverson, a primeira capela foi construída em 1964, e ela pertencia à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Centro de São Leopoldo. A criação da paróquia  foi no dia 25 de janeiro de 1959, o padre Rodolfo Tesch foi o primeiro pároco da comunidade. A atual Igreja Matriz começou a ser construída no dia 27 de maio de 1963. A inauguração da Igreja ocorreu no dia 13 de outubro de 1974. A Paroquia é composta por 12 comunidades.

- As vocações sempre foram valorizadas pela comunidade, a oração e o trabalho dos paroquianos foram abençoados por Deus através das ordenações sacerdotais que aconteceram na Paróquia. Em 2009, foi ordenado o padre Igor Heidrich da Silveira. Já no ano de 2019, foi o Padre Felipe Tarcísio Guerra Staudt e no ano de 2018, o  padre Rafael Führ, comenta o padre Éverson.

Segundo o pároco, “há diversos desafios pastorais, mas eles com a graça Deus estão sendo superados através das pastorais, movimentos e serviços. Nos últimos anos foram implantados o Movimento de Casais Jovens ( MCJ), o grupo Girasol e refundada a Pastoral da criança, Também a gruta de Nossa Senhora Aparecida na frente da Igreja Matriz, que foi edificada em 2017, para marcar os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil”.

 - Agradecer e Caminhar são as ações a serem realizadas neste ano de celebração dos 60 anos. Agradecer, pois tudo é dom e graça de Deus pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Caminhar, pois é necessário continuar a ser presença da Igreja do Senhor junto a esta porção do Povo de Deus. Sob a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e da São João Paulo II, vamos caminhando rendendo graças ao Senhor e realizando seu mandato de evangelizar a todos, finaliza o sacerdote.

 

Comunidades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Comunidades

Local

Sagrado Coração de Jesus

Bairro Santos Dumont

São José

Parque Itapema

São João Batista

Vila União

Nossa Senhora de Fátima

Bairro Santo Augusto

São Roque

Bairro Boa Vista

Santo Expedito

Bairro Boa Vista

São Pedro

Bairro Jardim Luciana

Santo Inácio de Loyola

Vila Baum

Santa Helena

Bairro Santa Helena

São Francisco de Assis

Vila Glória

Nossa Senhora da Saúde

Bairro Jardim Viaduto

Nossa Senhora Aparecida - Matriz

Bairro Scharlau

Párocos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Padres

Anos

Padre Rodolfo Aloysio Tesche

1959 - 1965

Padre Libório Schuster

1965 - 1983

Padre Armando Antônio Ghiel

1983 - 1990

Padre Paulo Colling

1990 - 2000

Padre Marcione Cardoso Scheffer

2000- 2004

Padre Ramiro Mincato

2004 - 2009

Padre Dirceu Ritter

2009 - 2011

Padre Sésio Bitelo

2012 - 2016

Padre Éverson Lino Rodrigues

2016