Diocese de Novo Hamburgo

Episcopado Gaúcho se reúne em São Leopoldo

- PADRE FÁBIO LUÍS GALLE/ PASCOM NH

Foto: Jéssica Glück | Pascom NH

 Os Bispos do Regional Sul 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) estiveram reunidos no CECREI (Centro de Espiritualidade Cristo Rei ) em São Leopoldo. A assembleia ocorreu nos dias 3 a 7 de junho, com uma ampla programação de reflexões e debates. De acordo com o Presidente do Regional Sul 3 – CNBB, o Bispo Dom José Gislon, o objetivo do encontro é  trazer para dentro da Igreja do Rio Grande do Sul a caminhada da Igreja do Brasil, a partir da Assembleia Nacional dos Bispos que ocorre todos os anos.  A 57ª Assembleia Nacional dos Bispos aprovou as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja, traçando os rumos da Igreja no Brasil para os próximos 4 anos - 2019 a 2023, trazemos também para a nossa assembleia essas diretrizes para o nosso contexto e realidade do Regional Sul 3 dentro do Rio Grande do Sul. Confira no fim da página, o vídeo da entrevista com Dom José Gilson.

Foto: Jéssica Glück | Pascom NH

É um forte momento de eclesialidade, de comunhão, de partilha e ajuda mútua fraterna entre os bispos das 18 dioceses.  Para o Bispo, outro momento marcante foi o encontro dos bispos com todos os superiores e superioras  das congregações religiosas. A vida consagrada religiosa masculina e feminina é um testemunho muito forte na ação evangelizadora das paróquias, escolas, hospitais e universidades. Queremos juntos caminhar como Igreja na mesma direção com todas as forças da Igreja para colocá-la à serviço da Evangelização para o nosso querido povo gaúcho.

O tema principal da assembleia é a Ação Evangelizadora da Igreja no Rio Grande do Sul, com base as Diretrizes Nacionais.  Olhando para  Brasil com uma realidade totalmente urbana e que precisa ser evangelizada. O desafio é levarmos o evangelho a todos e que as  pessoas conheçam Jesus na realizada onde vivem. Os pilares são: 1 - A Palavra de Deus, iniciação da vida cristã, bíblico catequético;  2 – Pão, Eucaristia e espiritualidade; 3 – Caridade, o cuidado da vida plena; 4 – Ação Evangelizadora, uma Igreja em plenamente estado em missão, a  Igreja em saída, uma Igreja missionária. As pessoas estão sedentas de espiritualidade, enfatiza.