Diocese de Novo Hamburgo

É assim que o homem se revela - A Voz da Diocese 621

Dom Zeno

Neste final de semana, nós estamos vivendo mais um carnaval realizado dentro de nosso país, que é mundialmente conhecido como um “país carnavalesco”. Não é por nada que os hotéis de muitas cidades estão lotados de estrangeiros que vem ao Brasil para as folias de carnaval.

         É impressionante o que se vive em muitas cidades brasileiras, durante estes quatro ou cinco dias, em que os blocos estão na rua, os trios elétricos em alto som, e uma grande parcela do povo dançando dia e noite, sem parar. E o povo da minha geração se pergunta: “Como é que aguentam tudo isso”?

         O texto do Eclesiástico que nós lemos em nossas liturgias deste domingo, fala da prova de fogo, pela qual todos nós precisamos também passar. Fala-se em prova de fogo, porque os metais preciosos eram sempre testados e aprovados no forno, superaquecidos, se poderia concluir o que era na verdade. Se o ouro era puro, ou se vinha adulterado e misturado com algum metal inferior ou outra coisa.

         Na linguagem do povo e, até mesmo nas iniciativas governamentais e na linguagem da mídia, estes dias são de liberdade absoluta e de libertinagem sem medida. Todos preocupados com a transmissão de doenças e com as possíveis gravidezes precoces e não desejadas. Os ministérios da saúde, dos mais diferentes governos, nesta hora, não param de distribuir preservativos de todos os tipos para todas as pessoas. Como se nestes dias viesse a acontecer de tudo, em todos os lugares e com todas as pessoas.

         O Evangelho nos alerta, que a nossa consciência não está entrando em férias e a nossa moral continua plenamente em vigor. Não vamos esquecer os mandamentos da Lei de Deus só porque estamos em carnaval.

         São Paulo nos aconselha, precisamente neste contexto de carnaval: “Portanto, meus irmãos amados, sede firmes, inabaláveis, progredindo sempre na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, diz o Senhor” (1 Cor 15,58).   Portanto, o cristão tem o que fazer neste feriadão de carnaval, preparar-se bem para a quaresma, já fazer alguma leitura sobre a nova Campanha da Fraternidade e fazer o seu planejamento de vida para este ano.