Diocese de Novo Hamburgo

Lançamento das Semanas Missionárias - A Voz da Diocese 264

 

Neste domingo em que nós católicos celebramos a festa da Ascensão do Senhor, estará acontecendo um fatohistórico em nossa diocese: estaremos fazendo o lançamento das semanas missionárias. Estaremos reunidos noCentro de Eventos da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, durante a tarde de domingo, com a presença de DomEsmeraldo Barreto de Farias, Arcebispo de Porto Velho, nossa igreja irmã, trazendo um verdadeiro estímulomissionário a todo o nosso povo.

As Semanas Missionárias que estarão sendo organizadas em todas as paróquias da diocese serão verdadeiros“mutirões de evangelização”. Todas as paróquias organizaram um bonito programa: - para uma semana inteira, comprogramação variada para crianças, jovens, adultos, para casais, para terceira idade e para o povo em geral.Organizada a programação, a paróquia envia os seus missionários, leigos preparados ao longo do ano passado, todoseles tendo participado de três retiros missionários.

Numa primeira visita, em duplas, estes missionários irão de porta em porta, entregando o convite para a semanamissionária. Na ocasião, podem também oferecer uma bênção para a casa e convidar a família para um momento deoração. No entanto, o mais importante, neste momento, é o convite para a programação da semana missionária.

Os nossos missionários estão treinados para entregar uma programação impressa, e motivados para falar com entusiasmo sobre o que vai acontecer em todas paróquias. Estamos querendo anunciar Jesus Cristo, vivo e ressuscitado, presente entre nós e que nos convoca a um trabalho de missão.

A grande coincidência, é que este lançamento se fará precisamente no domingo, em que a Igreja lê o texto dos Atos,em que os apóstolos ficaram aí olhando para o céu. Mas, uma visão de anjos, os envia em missão, para que façamaquilo que o Senhor lhes havia ensinado. E o evangelho deste domingo é aquele em que o Senhor dirá: “Ide pelomundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer serácondenado. Os sinais que acompanharão os que crerem serão estes: falarão novas línguas; se pegar em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes,eles ficarão curados” (Mc 16,15-18).

Este foi o momento em que os apóstolos receberam a missão de ir ao mundo inteiro. Deveriam em toda a parteanunciar a boa notícia do Cristo ressuscitado. Depois, deveriam batizar todos aqueles que quisessem seguir estecaminho, e formariam as comunidades cristãs, tal como foi feito na comunidade primitiva.

Eis o grande desafio que os nossos missionários estarão assumindo neste domingo. Nós queremos ser um pouco semelhante aos primeiros apóstolos e continuar fazendo aquilo que ainda não foi feito.a