Diocese de Novo Hamburgo

Em sintonia com o Senhor - A Voz da Diocese 273

 

Antes da era digital, os nossos rádios eram grandes; alguns até muito grandes, e a sintonia se buscava num botão. E,quando a sintonia não era perfeita, o barulho era forte, e quase não se entendia nada. Por isso, era essencial estar emperfeita sintonia, para obter clareza e nitidez.

Em nossa missão continental, nós precisamos estar sintonizados, com o Senhor, para podermos fazer exatamenteaquilo que precisa ser feito e para conseguirmos os resultados que Deus espera desta missão, para a qual Ele nosenvia.

Nós sabemos que no Antigo Testamento, a situação era muitas vezes como aquela que Jeremias nos descreve naprimeira leitura: “Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor.Deste modo, isto diz o Senhor aos maus pastores: Vós dispersastes o meu rebanho e o afugentastes e não cuidastesdele; eis que irei verificar isso entre vós e castigar a malícia de vossas ações. Eu reunirei o resto de minhas ovelhasde todos os países para onde forem expulsas e as farei voltar aos campos e elas se reproduzirão e multiplicarão.Suscitarei para eles novos pastores que as apascentem; não sofrerão mais o medo e a angústia, nenhuma delas seperderá” (Jer 23,1-4). Havia maus pastores que se preocuparam e aproveitar-se do rebanho. Mas, como vimos, oprofeta promete uma mudança radical.

Jesus sabia disso, desde o começo. Foi por isso Ele procurou preparar bem os novos pastores e por isso falou: “Vindesozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco” (Mc 6, 31). Era nestes encontros de descanso e de lazer que oSenhor foi afinando o seu grupo, foi se tornando sempre mais amigo de todos eles e os apóstolos foram percebendoquem Ele era de verdade.

Na continuação o evangelho fala em multidões que vinham a Ele, como “ovelhas sem pastor”. Por isso, aquelesrecolhimentos eram tão importantes. Ali o grupo se cultivava e todos buscavam uma sintonia sempre mais fina com oSenhor.

Na Carta de Paulo aos Efésios, está a convicção de que, com a morte de Jesus e a com a gloriosa ressurreição, osapóstolos se tornaram muitos mais próximos do Senhor. São Paulo afirma claramente: “Ele aboliu a lei com seusmandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem nome,estabelecendo a paz. Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só copo por meio da cruz; assim ele destruiu em simesmo a inimizade” (Ef 2,15-16). Por fim, o mesmo Paulo conclui: “É graças a ele que uns e outros, em um sóespírito, temos acesso junto ao Pai” (Ef 2,18).