Diocese de Novo Hamburgo

Os primeiros frutos da terra - A Voz da Diocese 274

 

A primeira leitura deste domingo nos conta o episódio em que aquele homem de BaalSalisa trouxe ao profeta Eliseuos pães dos primeiros frutos da terra. Estes pães tinham um sabor especial. Aqueles vinte pães eram o dízimodaquele pobre homem.

Na história do povo de Israel, a expressão “primeiros frutos da terra” significava o dízimo. Segunda a Lei de Moisés,todos os membros do povo tinham a obrigação de entregar os primeiros frutos da terra. Era a devolução ao Senhor, detudo aquilo que Ele lhes dava. Falava-se então em devolver os primeiros frutos da terra.

Como o texto deste domingo nos apresenta, o profeta Eliseu consegue multiplicar estes pães e saciar a fome de umamultidão. O dízimo do povo tem esta capacidade extraordinária de se multiplicar, quando ele é entregue com toda agenerosidade.

O grande problema de muitas de nossas comunidades consiste no fato de o dízimo não ser devidamente explicado,mas ele é imposto, como uma obrigação para quem deseja um serviço religioso, como um batizado ou primeiracomunhão de um filho.

O verdadeiro dízimo é este do homem de Baal-Salisa, que trouxe os primeiros frutos da terra e fez a sua oferta com alegria, porque estava devolvendo uma percentagem de tudo

Aquilo que Deus lhe estava concedendo. O dízimo é um gesto de fé. Quem entrega o seu dízimo com amor, sempreestá com um sorriso nos lábios e faz desta oferta um hino de gratidão por todos os benefícios que o Senhor lheconcedeu.

No evangelho deste domingo, Jesus faz a multiplicação de pães. Ele muito bem poderia ter feito este milagre sozinho.Mas, ele fez questão de contar com a participação de todos. Primeiro, ele perguntou aos apóstolos: “Onde vamoscomprar pão para que eles possam comer?” (Jo 6,5). Felipe até faz os cálculos: “Nem duzentas moedas de pratabastariam para dar um pedaço de pão a cada um” (Jo 6,7). Por fim, a solução está naquele moço que tinha cinco pãese dois peixes. Foram colocados em comum. “Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavamsentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus mandourecolher os pedaços que sobraram” (Jo 6,11-12).

É o mesmo milagre do homem de Baal-Salisa, agora com a bênção de Jesus. Se nós tivermos o dízimo bemorganizado em nossas comunidades, com a bênção de Deus, todos os obstáculos são superados e todos vivem emperfeita alegria. Quem doa por amor, sente a alegria da doação. E quem abençoa em nome de Deus, distribui alegria efaz com que todos vivam em perfeita paz e gratidão.