cadernomissionario1Estamos completando o décimo ano de Missão Continental na Diocese de Novo Hamburgo. Para isso, entregaremos o Caderno Missionário n° 10, com textos em torno dos evangelhos de Mateus e de Marcos, os dois primeiros livros do Novo Testamento, que foram escritos cerca de 20 a 30 anos depois da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Conhecendo melhor a Bíblia 
Esta é uma oportunidade que temos de conhecer melhor a Palavra de Deus. Primeiro, para que possamos vivê-la; segundo, para que, através do nosso testemunho, possamos anunciá-la.
Neste ano, vamos dar continuidade aos encontros celebrativos nos grupos de oração, de famílias, mas também em nossas pastorais, movimentos e serviços, dedicando-nos ao estudo dos Evangelhos. Como é importante conhecer a estrutura e o conteúdo central da mensagem de Jesus Cristo, como os evangelistas (autores inspirados) organizaram e transmitiram essa Palavra escrita e como nós vamos anunciá-la hoje.
Começando com Mateus e Marcos
Mateus, apóstolo de Jesus, aquele que era cobrador de impostos e trabalhava em uma coletoria, também apresentado com o nome de Levi. Depois do chamado de Jesus, deixou sua profissão para segui-lo.
Marcos, que começou a aparecer nos Atos dos Apóstolos, integrando aquele grupo maior dos discípulos do Senhor, companheiro nas viagens apostólicas de Paulo, aparecendo sempre com o nome de João Marcos. Mais tarde, torna-se companheiro inseparável de Pedro, uma espécie de colaborador direto de Pedro.
Um pouco do que vamos refletir no caderno 10
O Evangelho segundo Mateus está todo estruturado em torno de cinco grandes discursos de Jesus, e todos eles terminam com a mesma fórmula de transição: “Quando Jesus terminou estas palavras... Ele parte para a ação...” Mateus está, portanto, organizado em cinco momentos de “palavras” de Jesus, intercalados por momentos de “ações”. Chama atenção a variedade de expressões que somente Mateus usa para falar do Reino dos Céus. Isso indica que, através de suas palavras, Jesus veio proclamar a vinda do Reino, e, mediante suas ações, Ele inaugura esse Reino. Nesse sentido, podemos chamar o Evangelho de Mateus como “Evangelho do Reino”, proclamado por Jesus por palavras e inaugurado por ações.
O Evangelho segundo Marcos quer, aos poucos, contar um segredo: quem é Jesus? O primeiro versículo do Evangelho já traz uma resposta: afinal, quem é Jesus? Ele inicia com quatro palavras: Jesus Cristo, Filho de Deus. Ao longo do Evangelho segundo Marcos, a resposta à pergunta “quem é Jesus?” vai sendo revelada de quatro modos: 1) Jesus de Nazaré, apresentado em sua humanidade; 2) Cristo, Jesus apresentado e reconhecido como o Messias prometido e esperado; 3) “Filho do Homem”, Jesus falando de si mesmo; 4) “Filho de Deus”, Jesus sendo reconhecido em sua divindade.
Estejam atentos
O Caderno Missionário 10 será apresentado no encerramento da 20ª Romaria Diocesana das Mães no dia 6 de maio e a entrega oficial dos subsídios às 49 paróquias será na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga (NH)  durante a Missa da noite do Domingo de Pentecostes (20 de maio). 
cadernomissionario2