encontronanacionalpresbiteros1Teve início no dia 26 de abril e se estende até 2 de maio, o Encontro Nacional de Presbíteros. Na sua 17ª edição, a iniciativa está sendo realizada no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Entre os mais de 500 participantes, representando suas arquidioceses e dioceses do Brasil, estão os padres da Diocese de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul: Jacó André Wuaden, Alceu Zarino Marino, Francisco Buttenbender e Neimar Kunkel Pies.
Promovida pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a iniciativa é inspirada pelo tema “Presbítero: discípulo do Senhor e pastor do rebanho” e lema: “cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães” (At 20,28).
Para o padre diocesano, Neimar Kunkel Pies, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Rolante, têm sido dias intensos de grupos de trabalho, conferências e convivência com mais de 500 presbíteros do país, que vão qualificar a formação.
Os encontros são assessorados por vários religiosos e convidados. Este ano conta com conferencistas como o bispo referencial da Comissão Regional de Presbíteros, Dom Juarez de Souza, e o bispo referencial para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e presidente do Regional Sul 3 (RS), Dom Jaime Spengler. Além disso, tem a participação do núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, do arcebispo emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, de bispos dos 18 regionais e do missionário redentorista, padre Paulo Sérgio Carrara.
O Encontro Nacional ocorre a cada dois anos, em Aparecida (SP), intercalando com os regionais e visa à participação, comunhão e reflexão da missão. 
encontronacionalpresbiteros2
encontronacionalpresbiteros3