escolaA Diocese de Novo Hamburgo quer qualificar sempre mais seu comprometimento com a Liturgia. Nesse sentido, procura estar em sintonia com o Concílio Ecumênico Vaticano II e, mais precisamente, com a Constituição Sacrosanctum Concilium, que afirma: “Além da Comissão de Liturgia Sacra, constituam-se em cada diocese, enquanto possível, também Comissões de Música Sacra e de Arte Sacra. É necessário que essas três Comissões trabalhem em estreita colaboração; e até não raro será conveniente que se unam numa só Comissão.” (SC Nº46) 
Neste contexto, a Comissão Diocesana de Música Sacra coloca à disposição a partir do mês de maio, um serviço muito importante para a Liturgia: trata-se da Escola Diocesana de Canto Litúrgico Irmã Miria Kolling, que visa a proporcionar formação teórica e prática para todos os músicos católicos da diocese. 
A iniciativa presta homenagem à religiosa da Congregação do Imaculado Coração de Maria falecida no dia 5 de maio de 2017. A escola será lançada oficialmente, um ano depois, na mesma data, durante a missa em sua memória às 8h na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga (NH). A celebração eucarística será presidida pelo bispo Dom Zeno Hastenteufel.     
Nascida no dia 28 de maio de 1939 no município de Dois Irmãos, a Ir. Miria Therezinha Kolling dedicou muitos anos de sua vida religiosa à música e se tornou uma pessoa reconhecida no Brasil inteiro pelas suas composições e pelo serviço prestado ao Canto Litúrgico. 
O trabalho será coordenado pelo professor de canto, André Delair, e ainda terá a orientação espiritual do padre Maicon Reinaldo Medeiros Graeff.     Conforme o coordenador da Comissão diocesana de liturgia, Pe. Miguel Arnold, pretende ser uma referência aos músicos católicos, para que tenham uma fonte segura onde estudar o canto litúrgico, bem como para servir a Deus da maneira mais correta do ponto de vista das normas litúrgicas, mais técnica da execução do canto e dos instrumentos na liturgia. Acrescenta que não haverá apenas encontros de teoria, mas, acima de tudo, práticos, tendo sempre amplo espaço para o ensaio de cantos.  
O que é:Escola de Canto Litúrgico Irmã Miria Kolling
Quando:2º sábado do mês
Onde:Uma sala anexa à Catedral Basílica São Luiz Gonzaga(NH)
Horário:9h às 11h30
Inscrições:Inscreva-se gratuitamente pelo e-mail: escolamiriakolling@gmail.com
Público-alvo:Todos os músicos católicos da Diocese de Novo Hamburgo
Projeto:Comissão Diocesana de Música Sacra 
escola2
escola