reformasaojorge1Desde 2015, os membros do conselho administrativo da Paróquia São Jorge vinham sugerindo ao pároco uma reforma, pois a última aconteceu em 2010, tendo sido restauradas pintura externa e interna e manutenção do presbitério. Entretanto, seria necessário o conserto do telhado, pois chovia em vários pontos, comprometendo até mesmo o piso da nave da igreja. Assim, no último semestre de 2017, a comunidade católica localizada no bairro Campina de São Leopoldo iniciou as obras com a substituição do telhado da nave, da cúpula e da sacristia – que está em processo de finalização.
A reforma prevê quatro etapas: a primeira sendo a troca do telhado, orçado em 49 mil reais; a segunda diz respeito a refazer a parte  elétrica, colocando nova iluminação, e também ao forro da igreja para melhorar a acústica e o ambiente de oração. Nesta etapa serão gastos a princípio 45 mil reais.
A impermeabilização e o revestimento lateral internos da igreja com pedras são o terceiro passo. As inundações do Rio dos Sinos desde a construção em 1957 até a construção do dique foram responsáveis por danos ao longo dos anos. Terão um custo inicial de 35 mil. O objetivo é evitar a degradação da pintura e das paredes causadas pela umidade.
Como última parte haverá a revitalização do piso da nave da igreja e correção de ondulações. Serão investidos em torno de 30 mil.
Este projeto será executado em um período de quatro anos, sendo que a primeira etapa está sendo concluída.
A matriz está entusiasmada na continuidade da reforma da paróquia. Afinal, é a revitalização de uma história de fé (1957-2018).
Doações
 Os paroquianos e demais interessados podem colaborar de duas maneiras: a primeira realizando a aquisição da ação entre amigos na secretaria ou então através do depósito no Banco Sicredi, agência 0101, conta 95893-0 de São Leopoldo em favor da Mitra da Diocese de Novo Hamburgo / Paróquia São Jorge.
reformasaojorge2
Fotos: Pascom da Paróquia São Jorge / São Leopoldo