pequenosreismagos1A Campanha Pequenos Reis Magos já rendeu seus primeiros frutos na Diocese de Novo Hamburgo. As paróquias São Pedro Apóstolo de Ivoti e Santo Antônio de Novo Hamburgo já realizaram missas de envio nos dias 25 de novembro e 2 de dezembro. A primeira, inclusive, iniciou as visitas, tendo uma recepção acolhedora por parte das ivotinenses.
A iniciativa funciona da seguinte maneira: catequizandos saem às ruas vestidos de reis magos cantando para realizar visitas durante as semanas do Advento (este ano, de 03/12 a 24/12) – período que antecede o Natal –, batem às portas das casas e abençoam as residências. Também entregam um folder explicativo sobre a proposta. Na contrapartida, as famílias oferecem uma colaboração em dinheiro.  
 A Pastoral da Criança em parceria com o Setor de Animação Bíblico-Catequética assumiu o projeto, que é piloto em nível diocesano e tem engajado quatro paróquias: Imaculada Conceição – Morro Reuter, Sagrado Coraçlão de Jesus – Bairro Santo Afonso, Santo Antônio – Bairro Liberdade – ambas em Novo Hamburgo e São Pedro Pedro Apóstolo de Ivoti. Tem a finalidade de arrecadar doações espontâneas, que serão destinadas às crianças de países com altos índices de pobreza, como Guatemala, Guiné-Bissau, Haiti e Moçambique.
Para o bispo diocesano, Dom Zeno Hastenteufel, mais do que arrecadar dinheiro para os mais necessitados, a campanha resgata os valores cristãos e chama os catequizandos para a evangelização e um olhar misericordioso para com os irmãos. O prelado conta que na Alemanha desde 1960 todas as paróquias abraçaram a ideia em favor das crianças pobres da África. Nesse sentido, saem três coroinhas, vestidos de reis magos e acompanhados por um padre ou diácono, batem de porta em porta, abençoam a casa e depois pedem ajuda para as crianças e um presentinho para eles. – Eu fiz isto de 1981 a 1985 – explica. 
 – Que alegria esses meninos! Que bênção, que bênção este projeto e as famílias recebendo a visita – comemora a coordenadora paroquial da Pastoral da Criança de Ivoti, Caren Dilly. Entusiasmada, acrescenta que o resultado é um gesto concreto de amor, fé e humildade. – Obrigada pela acolhida aos pequenos reis magos. Também agradeço às catequistas, lideranças e comunidade, que se engajaram à ação – reitera. 
Também de Ivoti, a coordenadora da área de catequese, Regina Loef Koch, faz este desabafo: "É emocionante a caridade no coração humano. É preciso reavivar isto. O que divido, Deus multiplica: amor, dor e alegrias".
pequenosreismagos2
pequenosreismagos3
pequenosreismagos4
pequenosreismagos5
 Fotos: Pastoral da Criança e Catequese / Paróquias São Pedro Apóstolo de Ivoti e Santo Antônio de NH